quinta-feira, 23 de julho de 2009

Aos amigos


Música do Post: "What A Wonderful World" - (Bob Thiele e George David Weiss )



Frase do Post: "Quando duas pessoas se encontram há, na verdade, seis pessoas presentes: cada pessoa como se vê a si mesma, cada pessoa como a outra a vê e cada pessoa como realmente é" - (James Joyce)





Como uma leoa abatida por uma tiranossauro rex das mais abrutalhadas que já vi, recolhi-me em minha toca nos últimos dias e, enquanto lambia minhas feridas, tive tempo para espiar o movimento da selva, coisa que não fazia havia tempos, por falta de tempo. Passei a observar de forma mais acurada a tudo e a todos, inclusive a mim mesma. Cada gesto, palavra, atitude. E também a ausência de tudo isso. E quanta barbárie ! E quanta ganância ! E quanta pobreza de espírito ! Tive medo, muito medo, e fiquei apenas olhando... Olhando “com um olhar molhado”.

E então, em que pese coisas que vi e que preferia nunca tê-las sabido, também presenciei, aqui e ali, e de uma forma que não sei se conseguirei descrever à altura, atos que não posso chamar apenas de nobres, porque isso seria muito pouco. E, como boa sobrevivente, preferi me concentrar mais no que me elevava a alma. E é sobre isso que vou contar.
Existe um fenômeno muito interessante que ocorre sempre que se leva uma facada pelas costas ou uma porrada daquelas alucinantes que te deixam tonta, vendo estrelas e o chão abaixo de seus pés se abre para te engolir. Dê a isso o evento que, na sua vida, mais se encaixa neste caso: o fim de um relacionamento, a perda de alguém querido, de um emprego, de um projeto. Uma traição. Uma doença incurável. Qualquer coisa que te faça se recolher, se sentir pequeno e frágil.
Não gosto de fazer marcações muito precisas. O bom e o mau. O fim e o começo. O bem e o mal. O bonito e o feio. Isso é muito simplista e não corresponde de forma alguma à grandeza e complexidade de que são feitos os seres humanos. Igualmente de nada serviriam para fazer marcações na vida. "Hoje foi o fim de tudo", "o ano será bom", "essa religião é do bem", "essa história é feia ".
Eu pergunto:
O fim? Quando começou o fim?
Bom? Bom em quê?
Do bem? Pra quem?
Feia? Que parte?

Ah, a vida não é cartesiana. Se fosse, seríamos todos magros, heterossexuais, católicos (se no Brasil), bem sucedidos, bem casados, comeríamos todas as verduras, não fumaríamos nem beberíamos e todos os intestinos funcionariam como um relógio, o que dispensaria o Activia Plus ou o Almeida Prado 46 e coisas do tipo. Isto porque nossos pais teriam traçado tudo à régua e o resultado, como em toda matemática, seria preciso.
Mas isso não existe, thanks God ! Oh, thanks, thanks God !!!
Eu tenho anemia crônica, meu peso é ridículo, odeio rúcula e, no entanto, não fumo. E daí? Procure aí no gráfico. Em que marcação estou? Não existe.
Tenho amigos profissionalmente bem sucedidos mas... tenha a delicadeza de não lhes perguntar sobre sua vida amorosa, a menos que esteja disposto a ouvir muito choro e ranger de dentes. E casais super felizes e paupérrimos que vão vivendo assim-assim. Um dia tem um quebra pau por causa de mistura mas... eles vão vivendo. E ?
Há em minha família um casal gay cuja relação é a mais estável e madura dentre todas as hetero que conheço. E tenho também amigos um tanto avarentos e cheios de manias mas... ligue para eles chorando às 3h30 da madrugada. Eles param tudo para te dar um colo. Como classificá-los?

Foi então que, observando a selva cheguei à seguinte conclusão: a culpa é de La Fonteine, Walt Disney e toda essa turma envolvida na máfia da carochinha. Da Bíblia é que não pode ser porque nunca li inteira. Vai me dizer que você leu? Mas Walt Disney e La Fonteine com suas fábulas, ah, eles fizeram marcações gravíssimas. Minha filha não pode ouvir a palavra "madrasta". Para ela é sinônimo de má. Se morro, como é que fica? Não posso obrigar meu jovem marido a renunciar aos prazeres mundanos ou a uma possível reconstrução emocional caso eu venha a lhe faltar um dia. Mas Walt Disney foi implacável: as madrastas, todas elas, são más. Ponto. E há os bonzinhos, que são legais e lindos demais; e os maus, que são terríveis e horrorosos. Repare que todos os "meio-termo" nas produções dele são coadjuvantes: empregadas, cocheiros, cozinheiras... Mas a tal da madrasta, não fale dela para Luísa, por favor !
E, como Luísa, nós também temos tido o péssimo hábito de fichar todo mundo. E de forma absoluta: totalmente bom ( e dá-lhe Dalai Lama), totalmente mau (e então mataram Saddam Hussein), totalmente linda ( e La Bündchen ficou milionária), irremediavelmente horrorosa ( ainda bem que Susan Boyle tem voz). E por aí vai.
E se um filho de Deus resolve nos apunhalar, nos dar uma porrada, ai-Jesus-misericórdia que o tal já toma logo o posto de maaaaaaaaaaaau (e a gente fala com a boca bem aberta, “escancarada, cheia de dentes, esperando a moooorte chegar”), biltre, vil, desprezível, infame.
É bem compreensível: somos os mocinhos da nossa história e quem nos ataca, pela lógica, é o vilão.
E então ocorre que pela estrada afora eu ia bem sozinha quando, como já sabem, fui atacada por uma tiranossauro rex. E então tudo escureceu.
Minha vista, meu mundo, meu caminho.
Por uns dias, foi apenas dor
Silêncio
Silêncio
E mais silêncio
E muita, muita dor.
E veio o marido zeloso preparar as comidinhas diletas para afagar meu estômago, que no entanto se fez atipicamente apático.
E veio a filhinha, em sua inocência, para mostrar que o futuro é imperativo.
E veio a família, agoniada, preocupada, assustada, empunhando a bandeira do destino: “minha filha, Deus sabe o que faz”.
Mas vieram, sobretudo,
revoltados,
exaltados,
indignados,
invadindo minha dor,
arrancando meu silêncio,
me expulsando da toca ...
Meus amigos. Ah, sempre eles, meus amigos !
Chegaram com seus colos
Seus remédios morais
Seus braços
E abraços
E vaiaram o Judas. “Essa tiranossauro é uma bruxa !”, “uma estúpida”, “um ser abominável”. E porque meus amigos são todos gente de verdade, sanguíneos, pulsantes, uns porra-louca alucinados de paixão, eles vociferavam, vociferavam entre dentes, esquecendo-se, no entanto, que enquanto conspiravam contra minha vilã passavam, agora eles, assim como eu, a ser os vilões da história dela.
Mas seguiram, amontoados em torno de mim, em minha casa, alimentando meu espírito dolorido com frases de efeito que, confesso, me acalmaram, me vingaram, me recobraram as forças. Mas enquanto falavam, bradavam, gritavam não perceberam o momento em que descobri que, muito além, mas muito além mesmo de toda aquela raiva e indignação, estavam ali corações combalidos, arrebatados de compaixão, desesperados, ansiosos para me ver sorrir, para me ver de pé.
E foi então que eu tive a visão do paraíso. E foi então que corri para o banheiro e gritei bem alto: “Eu tenho amigos. Escute, Universo, eu tenho amigos de verdade ! Que morrem de ódio, de fome, de raiva, de amor. Que são gente de verdade porque os escolho por esse critério. Que têm sangue nas veias, que se enganam, se machucam, e que também ferem os outros, porque não são perfeitos, graças a Deus, e por isso eu os amo demais. Eu os amo de um jeito que não posso descrever.
E aí veio a segunda e mais impressionante constatação. Se tenho os meus amigos, que o são porque se afinam comigo no modo de ser, de agir, de viver, também uma tiranossauro rex deve ter os dela, os que se afinam com ela. Os que também vociferariam por ela. Os que lhe dariam colo. Os que a amam. E isso é perfeito, como toda a natureza, como as flores na primavera, os pássaros, o luar, o pôr do sol. É perfeito como a cadeia alimentar: o predador de um é a presa de outro. Tudo se encaixa e ninguém está só. O mundo, a vida, a existência é algo indizivelmente divino, maravilhoso, belíssimo.
Veja que as cobras, as mais peçonhentas, protegem seus ninhos. E os lobos de Clarice Lispector, embora tenham garras para machucar alguns, se abraçam porque se precisam “tanto, tanto, tanto”.
Com toda certeza, a tiranossauro rex jamais se sentará à minha mesa e é, para mim, uma vilã da pior estirpe.
Mas – e isso me acalma – tenho certeza de que
Para alguém
Ou para muitos
Ela deve ser verdadeira
Doce
Terna
Bondosa
E é nisso que mora a redenção de toda a humanidade.

22 comentários:

  1. Ter amigos é uma redenção mesmo... é o que há de perfeito quando somos tão imperfeitos, é saber que nunca estaremos sozinhos, é se sentir amparado quando o desamparo é total. E é quem sabe dizer que "tudo passará". Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Luisa, vc foi uma das que me deu colo, naquele dia cheiroso, aromático e de aconchego em que me recebeu na sua casa. Muito especial para mim. Este post, vc deve saber, é pra vc também.

    ResponderExcluir
  3. Esta é a Patrícia Papini que conheço!!!!! Com as melhores conclusões sobre os embaraços dessa loucura denominada vida... Bom, todos já sabem sobre o final trágico dos Tiranossauros Rex... No fim são fadados à extinção, provando portanto do desgostoso e trágico enredo de sí próprios... E viva as Leoas!

    ResponderExcluir
  4. Este post é de Mônica, Rimene e Aline Leo que, em plena segunda-feira, comemoram a rendenção e o poder da amizade com bons goles de Leffe, Bohêmia e pizza da pior qualidade. Reunidos aqui chez moi (Aline) e lendo seu maravilhoso e inconfundível post, só nos resta te dizer que, sim, nós te amamos, nós queremos sim o seu bem, e que, vilãs de tiranossauroS rex ou não, nós gostamos mesmo é de ser do bem, é de gente do bem, com sangue nas veias e AMIGOS de verdade. Beijo, beijo e beijo! Beijo de Mônica, beijo de Rimene e beijo meu, minha amiga, minha irmã, minha tão grande e tão cara PATRICIA PAPINI PAPINOSA!!!!

    ResponderExcluir
  5. sempre preferi os leões...

    que você saia da sua toca refeita, feridas curadas e pronta pra ser feliz, moça!

    bjo!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por atender meu humilde pedido...

    Beijo!

    Saudade de vc menina Patrícia!

    Sirley

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a Maria,viva as leoas!!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei essa frase destacada de verde.

    Um abraço
    Juliana Faleiro

    ResponderExcluir
  9. Patrícia,aqui está o url do vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=Qbm2w_T4laY&feature=related
    bjoo

    ResponderExcluir
  10. Assim, como os tantos citados, também me considero da trupe, amigo que sente a dor e sofre junto com você.

    Toda crise, como já previa Einstein, é um momento de êxtase. É a pulsão e o desconforto que reestruturam a casa, desconstroem o que está estável e modificam as coisas. Momento de mudança e superação...

    Desejo-lhe que novos horizontes se abram para você e que novas oportunidades surjam. O mundo só é bom porque as coisas mudam, pura dialética.

    Você é a leoa que vai dar a volta por cima da tiranossauro rex. Um dia é da caça, o outro do caçador. O que é bom nunca se apaga!

    Beijos, do sempre amigo,
    Thiago Freire =)

    ResponderExcluir
  11. Pathy, docinho, vc, definitivamente, é uma alma nobre. Eis o post do perdão, da compreensão sem a pretensão de parecer puritana. Isso é que é respeito à diferença. Conceito vencendo pré-conceito. Que os iguais permaneçam se amontoando!!! Bjim, estou feliz com o seu novo ânimo!!!

    ResponderExcluir
  12. Patrícia , guerreira não é aquela que sempre vence, mas a que sempre luta. Você vai à frente e atrás segue o batalhão, pronto para o que der e vier.
    Nós aqui, estamos na retaguarda, mas sempre atentos, para estender os braços para amparar e acolher, e enxugar as lágrimas, talvez.
    Você não caiu, sempre esteve de pé, pronta para agarrar a vida com toda força. Deus lhe fez assim e hà que agradecê-Lo por toda esse paixão arrasadora com que você faz tudo.
    Beijos
    Helena Palma

    ResponderExcluir
  13. Gente, vejam, esta que escreveu acima (Helena Palma) é minha adorável sogra, minha segunda mãe, que eu amo muito, muito, muito e que, como podem ver, me ama também. Nunca estamos sós. Acreditem !

    ResponderExcluir
  14. Meu re(n)denção foi por conta da Leffe!

    ResponderExcluir
  15. Minha cara amiga e eterna professora "Papinho", adorei ver sua grandeza e delicadeza e assima de tudo tamanha demonstração de dignidade e maturidade... é por isso... ter você... melhor, partilhar algumas horas em sala de aula é um privilégio, pois na simplicidade e nas demonstrações de generosidade, sobre tudo na hora das explanações vc é show... Para mim é na simplicidade que reside a chave mestra das relações humanas. FORÇA você dará a volta por cima não tenho dúvidas disso! de seu eterno aluno Ernesto Fleury

    ResponderExcluir
  16. Pat,
    Você é linda,
    ... e muito mais, é inteligente, articulada, meiga, ética, talvez por isso incomode.
    Quintana tem toda razão, “Todos estes que aí estão atravancando o meu caminho, eles passarão. Eu passarinho”!
    Tudo nessa vida passa, ainda bem. Fique bem e continue fazendo o que você gosta e faz tão bem. Já falamos disso não é? Gente ruim tem em todo lado, fiquemos atentas. Abre tuas asas e vai voar. Um passarinho que canta, alegra, embeleza, voa feliz.
    Continue sendo passarinho e não ligue para os seres rastejantes
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. belo blog,muita intensidade,,,vive a vida a cada instante como se fosse o ultimo....goza o momento indescritivel da vida ela e gulosa e curta!!!

    ResponderExcluir
  18. quando vai voltar? tô com vontade de ler você.

    bjo!

    ResponderExcluir
  19. Pathy, um beijo!

    Por onde vc anda?

    Saudades de vc!

    Sirley, Pedro e João Neto.

    ResponderExcluir
  20. Perguntei por você a um ex-aluno nosso. Vim parar aqui...Certamente não por acaso, embora atrasada. Sei como se sentiu, como está se sentindo porque passei por coisa semelhante, com a mesma tiranossaura rex. Experiência prá lá de válida, porque me mostrou que naquele lugar não estava a coroação de 32 anos de jornalismo sério e ético. Ali era um espaço para palhaçada e puxasaquismos. Nem professores querem ensinar (alunos são concorrentes) nem alunos querem se conscientizar que enfrentarão a selva a que você tão bem se refere. Ontem recebi a complementação da minha rescisão e foi uma libertação. Ainda ganhei o direito de reivindicar minha reintegração, coisa que não farei. Sonhei com uma aposentadoria dinâmica, criativa, à altura da prática autodidata que mantive em minha vida; sonhei em ensinar tudo o que aprendi, em devolver o privilégio de saber pensar...Nada disso! Não se joga pérolas a porcos. E cá estamos, fortes, livres, conscientes, felizes e em paz!

    Beijos

    Marley

    ResponderExcluir
  21. Só agora li esse post e a selva continua lá, talvez até mais brutal! Pensava que algumas coisas e pessoas só eram possíveis em novelas e filmes, mas vivemos momentos de tanta ficção que às vezes penso que foi um sonho ruim. Tiranossauro Rex, bruxa, psicopata, talvez até nazista com seu campo de concentração, tudo isso é muita ficção pra uma realidade que poderia ser mais simples e agradável. Mas afinal tbm percebi que todos tem sua versão a defender, seus amigos, seu modo de agir e no fim sai perdendo quem prefere a subtração à soma.

    Grd bj
    Renata Rosa

    ResponderExcluir
  22. A grande conclusão á qual chegamos com isso é que assim como vc tem seus problemas , suas dores e seus incríveis dilemas existenciais, profissionais e familiares; pessoas proximas a voçê , como o era o Tiranossauro Rex da historinha, também os tem .No entanto os expõem com muito maior ferocidade , de forma a atingir a todos com destilado ímpeto que sequer imaginam o mal que cometem a si próprios.
    Ah, ia me esquecendo, o final da historinha , nós (seus amigos e familiares) todos já sabiamos.


    Beijo grande
    Te amo
    LUCIANO PAPINI

    ResponderExcluir